A quase 15 dias das eleições o blogue Aqui há Tertúlia faz a previsão dos resultados das próximas eleições.
Quero deixar claro que não sou como Pedro Santana Lopes a quem um dia Durão Barroso chamou "uma mistura de Zandinga com Gabriel Alves" pois não tenho os poderes de adivinhação que tinha o saudoso astrólogo e, apesar de ter um blogue de futebol, não sou uma lenda viva como o anafado e popular comentador desportivo, apenas tenho uma teoria sobre o que se irá passar dia 5 de Junho e vou escrever aqui, pois, se acertar, como espero, pode ser que os jornais e as televisões passem a contratar-me a mim em vez das empresas de sondagens pois saio bem mais barato e a credibilidade é a mesma.
Eu acho que a recente sondagem da Intercampus acerta no somatório dos votos da direita (um pouco acima dos 50%) mas vai errar descaradamente na distribuição dos votos da esquerda.
Até ao debate e com as encomendas das sondagens a dar o PS próximo do PSD havia uma natural tendência para o tradicional voto útil. Após o debate e com as sondagens a mostrar que afinal o PS só com um milagre (ou uma grande fraude eleitoral, convém não colocar de parte esta possibilidade) é que pode vencer as eleições, essa tendência deixa de fazer sentido.
Já todos os portugueses perceberam que o próximo primeiro-ministro vai ser Pedro Passos Coelho num governo de coligação com Paulo Portas (não escrevo CDS-PP, porque o CDS resume-se ao líder e ao Nuno Melo e isso não faz um partido) e até nas redacções dos jornais e rádios o voto útil está a desvanecer-se e os apreciadores de caviar e dos bares do Bairro Alto voltam-se de novo para o exotismo de Louçã que há uma semana estava morto e enterrado e, agora, renasceu das cinzas, qual fénix, com a proposta de renegociar a divida (vá lá caro leitor, não se ria) o que começa a ser encarado pela opinião publicada como "uma boa proposta" (a rir dessa forma não se consegue concentrar) pois voltou a haver necessidade de ocultar as incongruências do BE que tinham sido destapadas em nome de 'impedir a direita de voltar ao poder'.
Hoje, tirando os 'boys Abrantes' e as 'girls juguladas' aos quais se acresce os profissionais do R.S.I. somente os militantes do PS é que votam no Querido Líder.
Levando isto tudo em linha de conta as previsões do blogue Aqui há Tertúlia são as seguintes:
PSD - 41,3%
PS - 22,1%
CDS - 11,4%
CDU- 10,7%
BE - 10,4%
Para que esta previsão se confirme são necessários alguns pressupostos:
1º Catroga mantém-se de férias
2º Leite Campos deixa de se armar em académico
3º Cavaco vai visitar o Pulo do Lobo que aquilo agora ainda está mais bonito.
P.S. (salvo seja) No próximo dia 6 logo coloco aqui os meus contactos para que os órgãos de comunicação social possam entrar em contacto comigo, faço descontos a grupos multimédia.
Enorme Carlos.
ResponderEliminarAqui vai o meu palpite:
PSD -----42,4 %
PS ------23,2
CDS------12,8
CDU ----- 8,2
BE ------ 7,8
Outros----- o restante.
Abraço
O meu caro General também não deve andar muito longe da realidade:
ResponderEliminarAbraço